You are currently viewing Saiba quando é possível realizar a cirurgia parcial da tireóide ( Tireoidectomia parcial ).

Saiba quando é possível realizar a cirurgia parcial da tireóide ( Tireoidectomia parcial ).

Compartilhe.

A princípio, nesse vídeo vou falar para vocês em que situações podemos realizar a cirurgia parcial da tireóide, seja em doenças benígnas da tireóide ou no câncer da tireóide.

Primordialmente, a tireóide é uma glândula que está localizada na parte anterior do pescoço e que produz hormônios muito importireóidetante para o funcionamento do corpo humano.

Dessa forma, os hormônios da tireóide são responsáveis pelo nosso metabolismo celular.

A glândula tireóide é dividida em 3 porções principais;

  • Lobo direito
  • Lobo esquerdo
  • Istmo

 

A cirurgia parcial da tireóide consiste na retirada de apenas um dos lobos da tireóide, seja o lobo direito ou esquerdo.

No entanto, quando se fala de cirurgia de tireóide ou tireoidectomia, sempre se discute sobre a retirada parcial ( tireoidectomia parcial ) ou retirada total da tireóide ( Tireoidectomia total ).

A cirurgia de tireóide é realizada tanto no caso do câncer de tireóide como em nódulos de tireóide com punção do nódulo benígno.

 

 

Entretanto, não são todos os pacientes com nódulo de tireóide benígno que tem indicação de cirurgia. Dessa forma, para se ter a indicação cirúrgica é necessário ter alguns sintomas, como;

  • Dor                                                                                                                        Cirurgião de cabeça e pescoço Manaus
  • Dificuldade para engolir
  • Dificuldade para respirar
  • Desconforto na estética, acha feio

E quando se indica a cirurgia por câncer de tireóide, a retirada da tireóide (tireoidectomia ) é apenas a retirada parcial da tireóide (tireoidectomia parcial) ou tem que ser sempre a retirada total da tireóide (tireoidectomia total) ?

No caso do câncer de tireóide, sempre existe a indicação cirúrgica, pelo menos até essa data.

Para pacientes portadores de câncer de tireóide a indicação de cirurgia parcial de tireóide ( tireoidectomia parcial ) é somente em casos de cânceres de tireóide menores que 4 centimétros e que se  localizem em apenas um dos lados da tireóide e que não se tenha metástase no pescoço.

Com excessão desses casos, a cirurgia da tireóide sempre será a tireoidectomia total.

É sempre importante lembrarmos que a indicação de cirurgia parcial da tireóide, não significa que não possa haver a necessidade de uma nova cirurgia para remoção do lado da tireóide remanescente.

Isso ocorre principalmente em casos de cânceres de tireóide mais agressivos ou que tenham metástases.


Compartilhe.

Dr. Márcio Fernandes

Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia Geral.

Deixe um comentário