Olá pessoal, hoje vou falar de pedra na vesícula e a relação de risco do tamanho das pedras.
Em meus vídeos, sempre tenho o cuidado de falar para vocês que pedras na vesícula pequenas, tem mais risco de complicação que as pedras maiores. E o mais importante, as pedras não podem sair de dentro da vesícula.
Nesse vídeo vou explicar para vocês o poruqe as pedra na vesícula menores são as mais perigosas. E vou demonstrar como ocorrem as complicações, como é o caso da pancreatite aguda.
Não são todos os pacientes que possuem colelitíase que precisam realizar a cirurgia. O principal fator levado em conta são os sintomas.
Isso mesmo, pacientes que não tem e nunca tiveram sintomas de pedra na vesícula, com pedras maiores, não tem indicação de cirurgia.
Pedra na vesícula ou colelitíase, é uma doença muito comum na população em geral. E o tamanho da pedra na vesícula é motivo de muita discussão.
Muitos que acreditam, que quanto menor a pedra no interior da vesícula biliar, menor a necessidade de cirurgia para a vesícula, e na realidade é contrário.
Não é sempre que você precisa operar a pedra na vesícula, em alguns casos específicos em que o paciente não tem sintomas de pedra na vesícula e se seu cálculo biliar tiver mais de 4 mm e menos 3 cm, esse paciente pode acompanhar a pedra na vesícula sem a necessidade de cirurgia para retirada da vesícula.
Assim, a cirurgia para retirada da pedra na vesícula é chamada de colecistectomia videolaparoscópica ou a colecistectomia convencional ou aberta.
Dessa forma, para os pacientes portadores de colelitíase (pedra na vesícula) e que possuem os sintomas clássicos de pedra na vesícula, como dor na barriga em cólica, debaixo da costela, do lado direito e que vem associado a náuseas e vômitos, esses tem indicação precisa para realização da cirurgia de retirada da vesícula biliar.
Quando se fala em tamanho idela da pedra, é pelo fato de não querermos uma pedra muito pequena. Já que pedras pequenas podem sair de dentro da vesícula biliar e assim gerar complicações da pedra na vesícula, como é o caso da pancreatite aguda.
De modo geral, o maior medo dos pacientes após a cirurgia de vesícula é a possibilidade de evoluirem com diarréia após a cirurgia, mas isso ocorre em apenas 30% dos pacientes operados.
Nesse vídeo falo qual o tamanho idela de pedra na vesícula e como ocorre as complicações de pedra na vesícula.